quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O Desafio de 21 Dias de Meditação

Há alguns anos atrás a minha irmã presenteou-me com um workshop de meditação segundo a técnica do Som Primordial do Deepak Chopra, no mundo do tralalá dos editores New Agers, o Sr. Chopra não me chateia. Vi-o ao vivo em San Diego a ajudar a lançar a editora de banda desenhada do filho, o grande sonho do petit Chopra, e comoveu-o a ouvi-lo dizer que melhor que ver o filho como adulto e a concretizar um sonho era em si um sonho dele. Mais tarde ouvi uma comparação entre heróis da banda desenhada e espiritualidade e ainda que interessante não abalou o meu mundo.

A meditação que me foi transmitida é meditar no seu estado mais puro, nada de sons para auxiliar e apenas a repetição ad eternum de um mantra para se alcançar um estado de nada, um semi-segundo é considerado como uma grande vitória em iniciantes mas aqui talvez eu concorde com a autora do "Eat, Pray, Love" que meditar não é para todos e não é em cinco minutos que atinge um estado de elevação espiritual, sou como ela com o cérebro a trezentos à hora e pensamentos diversos interrompem a minha (pseudo) ascensão e é para isso que lá está o mantra. Confesso que pratiquei pouco da meditação do som primordial, a minha professora era rígida e era meditar às seis da manhã e eu confesso-vos que adormeci muitas vezes e um dos meus pecados é a preguiça.

Mas o Desafio de Meditação de 21 Dias, que foi revamped pela Oprah Winfrey, propõe 21 dias com pequenas incursões a meditar por cerca de dez minutos (para não virmos com a história da falta de tempo) e incluir-mos a rotina da meditação na nossa vida para mente sã e corpo são. Já tinha aquilo há imenso tempo e ontem decidi que hoje era dia para começar, já tive fases em que meditava pelo menos meia hora todos os dias e confesso que em termos de sono, humor e energia tive imensas melhoras mas depois lá está, preguiça. Foi uma rotina de dois anos que foi interrompida e que preciso de reincluir. E já agora meditar com o vizinho que adora berbequins a toda a hora não é fácil, mas também é da minha experiência que quando iniciamos há sempre uma série de estímulos externos que tentem que não façamos, é tudo uma questão de hábito.

Se eu conseguir os vinte e um dias, faço uma review sobre o todo, se não conseguir também partilho convosco o meu fracasso.

6 comentários:

  1. Ora aí esta algo a que tenho de voltar a tornar rotineiro na minha vida... e sim é uma verdade, estímulos exteriores tendem a imiscuir-se quando decidimos fazer algo.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que consiga re-incluir isto na minha rotina.

      Beijo

      Eliminar
  2. eu costumava ver a ow, chegava a casa cedo e ligava a tv na sic mulher. lembro-me desse programa e de outros parecidos. tenho um podcast brasileiro sobre meditação. é pequenino. devia ouvi-lo todos os dias de manhã, a agradecer um novo dia, faz parte da psicologia positiva, mas acordar às seis da matina é mandar a gravação para as urtigas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que tu dizes, mas se pensares que o resto do dia corre melhor e não o mandas às urtigas, passa a fazer parte.

      Eliminar
  3. Raisparta à disciplina que não consigo impor a mim mesma.
    Medito dias sim dias não ehehehe tal como eu e os interruptores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas meditas, há um dia que o interruptor fica sempre ligado.

      Eliminar