quinta-feira, 31 de outubro de 2013

T'was the night before Halloween


Segundo o cânon de Joss Whedon, o Halloween está tão vulgarizado que os monstros, vampiros e demónios se recusam a fazer seja o que seja como forma de protesto silencioso.

Eu junto-me a eles, Samhain para mim é uma data diferente, com rituais diferentes e memórias diferentes, são demasiado privadas para as partilhar num blog deixando apenas a tradição de cozinhar com abóboras para partilhar com aqueles que me eram mais queridos muito perto da meia-noite. Essa tradição está em hiato, vou retomá-la no futuro mas não este ano.

Não tenho nada contra os portugueses quererem festejar ou brincar  ou Halloween à forma americana numa versão mascarada do pão por Deus que se transforma em trick or treat. As escolas primárias já olham para este dia de forma diferente criando actividades para as crianças seguindo a tradição americana e por isso é normal que as crianças tragam a vontade de fazer algo com os pais em casa, afinal as tradições como o Natal, o Carnaval, a Páscoa estão cheios de simbologia pagã e foram uma forma da Igreja alterar os ritos pagãos para ritos cristãos dando-lhes uma significado por vezes diferente mas com a mesma simbologia ou imagética por trás para que a população não estranhasse (muito).

Também não me chateia os adultos não verem o que está por trás do Halloween, cada um como do que gosta e torna-se por vezes uma "portuguesice" que é teimosa por natureza a dizer mal de tudo o que é americano, ainda que estejamos rodeados e sejamos grandes consumidores de produtos piores do que este dia.

Quando ouço o vulgarizar deste dia no meu emprego, opto pelo silêncio, por um encolher de ombros por já ter aprendido que as pessoas não aceitam um agoirento a criticar esta sua iniciativa, ninguém morre por fazer uma coisa nova e ninguém morre por verem os outros a fazer algo de que eles não gostam.

Portanto a todos aqueles que partilham da minha tradição, aos nossos antepassados, aos que já partiram, um bom dia de Samhain e para todos os outros também.

4 comentários:

  1. nunca pedi o pão por deus, estranho, mas na minha terra não havia isso, ou se havia, não passava por nossa casa, o que seria estranho, dado que a minha mãe era católica praticante. por outro lado, a noite das bruxas também nunca foi festejada. o dia 1 de novembro era dedicado a ir ao cemitério, visita que perpetuo por respeito à minha mãe e avó. amanhã lá estarei, então, na aldeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca pedi pão por Deus ou fiz trick or treat. A minha mãe também pratica a tradição do cemitério no dia 1 de Novembro, mas eu geralmente evito cemitérios.

      Eliminar
    2. E fazes tu muito bem, ainda para mais nestas épocas...! ;)

      Hughie e Feliz Samhain! :)

      Eliminar
    3. Espero que o teu tenha sido mágico. :)

      Eliminar