segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Once Upon a Dream

De todos os filmes da Disney o meu preferido é a Bela Adormecida, o filme que quase levou os Estúdios Disney à falência em conjunto com outros fracassos de bilheteira mas é para mim uma obra-prima do cinema com a mais emblemática vilã de todas e a minha heroína de infância, Maleficent é um ponto de referência, cheia de elegância e pura maldade.

Mal posso esperar pelo filme com a Angelina Jolie e estou-me nas tintas que seja uma tanga, não só dá atenção a um personagem fascinante como também vai de encontro ao meu lado consumista com o merchandising que vai sair como por exemplo uma colecção da MAC Cosmetics que esperemos estar cheia de goodies, ou pelo menos um repromote do Beauty Powder em Briar Rose porque o meu já levou tanta porrada.

Para finalizar, a supostamente a Jolie escolheu a Lana Del Rey para um single do filme, uma cover do Once Upon a Dream originalmente cantada por Aurora e Phillip e baseada na valsa do ballet de Tchaikovsky, não sou um grande fã da Lana mas gostei do single do Great Gatsby e gosto desta versão fantasmagórica.


12 comentários:

  1. Eu vejo e gosto de tudo o que a Jolie faz. Ponto.
    Embora não esteja desejosa por ver este filme, estou curiosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jolie não obstante, não estou à espera de uma pérola da sétima arte é por ser uma bruxa de referência, A bruxa de referência.

      Eliminar
  2. 'A Bela Adormecida' é o meu terceiro filme preferido da Disney. O primeiro é 'A Pequena Sereia' e o segundo é o 'Aladdin'. :) Já em relação a vilões, coloco a Maleficent em segundo lugar logo após a Úrsula. Além de cruel, é divertida, talvez porque inspirada na Divine. Já à irmã, a Morgana, d' 'A Pequena Sereia II', não acho piada nenhuma. Não sei o motivo, mas as continuações saem sempre umas 'corruptelas' esquisitas. Vá lá, tiveram o bom senso de não fazer uma 'A Bela Adormecida II' ou uma 'Branca de Neve e os Sete Anões II' (ou fizeram? Creio que não!).

    Felizmente, tive a sorte de nascer e crescer na época renascentista da Disney, naqueles dez anos entre 1989 e 1999. Todos aqueles filmes são bons. Tenho todos. Porque a Disney, após o período de apogeu nos finais dos anos 30 até aos anos 50, teve ali umas décadas muito fraquinhas, com êxitos pontuais como os 'Aristogatos', por exemplo. A Disney renasceu em 1989 com 'A Pequena Sereia'.

    Agora estão em queda novamente. Em relação à 'A Pequena Sereia', já inventaram tudo: um filme que retroage à infância da Ariel, aparece a mãe da Ariel, please, não estraguem mais a história. Nem a 'II' deviam ter feito. Será possível que com tantos milhões e milhões de dólares não conseguem contratar pessoas com imaginação para desenvolver novos enredos? Enfim...

    p.s.: 'A Bela e o Monstro' é talvez a obra-prima da Disney nos anos 90. É lindíssimo. Tudo nesse filme é bom: a banda-sonora, a história, a lição de moral, tudo.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  3. A melhor continuação da Disney foi a Cinderella III A Twist in Time, dentro do mau é o melhorzinho.

    Em relação à Disney tenho dois favoritos, a Bela Adormecida e a Pequena Sereia, os outros gosto mas não me deslumbro, especialmente se forem só com animais a falar, tipo Aristogatos, Oliver e afins.

    A Bela e o Monstro é talvez o mais estonteante em termos visuais como a cena da dança, tirando a Belle que como heroína supostamente inteligente deve um bocado à inteligência porque para além de cantar o desenlace logo na abertura não achou nada daquilo estranho, eu pessoalmente mil monstros do que um serviço de chá que canta e dança, age como se a magia fosse natural que nunca parece ser referido.

    A Maleficent e a Ursula não são comparáveis, a Maleficent será talvez o expoente máximo do mal, aliás na versão original antes de se transformar em dragão ela invoca as forças do Inferno que escapou à censura, actualmente creio que invoca as forças do mal fazendo dela o Mal personificado a quem a felicidade por si só incomoda embora cá entre nós eu também os amaldiçoava se não fosse convidado para a maior festa do reino. A Ursula tem um quê de comic relief, de sassy quase debochada e muito carnal muito sensualona fazendo o oposto da Ariel que tinha mais de infantil do que sexual, os ataques de fúria, a maquilhagem, as respostas ríspidas com mudanças de tom e de humor eram características da Divine, adoro a Ursula mas não bate a outra. Odiei a Pequena Sereia II por isso nesse nem toco, não faz sentido do princípio ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esses de animais personificados ou antropomórficos também não me seduzem, mas vejo. O 'Bambi' é fofinho e 'A Dama e o Vagabundo' também. Já não gostei muito dos '101 Dálmatas'.

      Ahahah, mas eu acho que a Bela ficou admirada quando viu o monstro, além do espanto quando deu com os objectos falantes. Recordo-me da cena, no quarto, quando o roupeiro fala. :D

      Sim, a Ursula (não sei porquê mas escrevo sempre no português com o acento :D) não tem nada a ver com a Maleficent. Sabia desse pormenor da invocação dos poderes do Inferno. Aliás, no Youtube está a versão original em inglês, dos anos 50, em que a senhora que fez a dobragem refere claramente o 'Hell'. Já na versão em português do Brasil, a que houve em língua portuguesa até há pouco tempo, substituíram por 'Mal'... Enfim.

      Adoro a tua análise. É exactamente isso. :D A Ursula tem a mais o que a Ariel tem a menos, que é talvez a princesa da Disney menos 'mulher' (também só tinha 16 anos). A Ursula é isso mesmo, debochada. Lol Eu gosto mais da Ursula porque cresci, digamos assim, com o filme. Acho-lhe um piadão. A Maleficent é séria, é maldade pura. :)

      'A Pequena Sereia II' é muito mau mesmo. Está ao nível d' 'O Regresso de Jafar'. Péssimo. E o grafismo? Ugh. :s

      Eliminar
    2. Acho que o regresso de Jafar consegue ser melhor, do que me lembro está mais bem animado porque a sereia deux foi animada por computador e o grafismo está horrendo aliado a uma história horrenda. A filha da Ariel é tão interessante como ver uma parede bege a secar. Olha, gosto tanto dela que estive aqui três minutos a pensar no nome e ACHO que é Melody.

      Eliminar
  4. Gostei da música, embora um bocado dramática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estranhei de facto, sendo Lana Del Rey já toda ela uma animação e a personagem do filme que também ela algodão doce e unicórnios e tal.

      Eliminar
    2. Unicórnio e algodão-doce, a Lana? Não estás a confundir com a Katy Perry? :)

      Eliminar
    3. É que tu és um poço de cultura pop e eu agora assustei-me! :)

      Eliminar
    4. Flattery will get you everywhere!

      Eliminar