domingo, 16 de março de 2014

Nunca se irrita o maquilhador

Ontem, aquele dia que eu queria sopas e descanso, fui à última hora substituir uma maquilhadora num evento que envolvia maquilhar uma dúzia de pessoas num curto espaço de tempo para desfilarem uma linha de acessórios e uns vestidos de noiva, don't ask...

A maioria das raparigas era acessíveis uma mistura de modelos raparigas menos modelos em que só uma é que decidiu partilhar comigo o seu amor por uma vlogger brasileira e ficou chocada que eu não gostasse, outra rapariga era FA BU LO SA! Não só cantava o Vogue como era super bem disposta e se pudesse tinha ficado a maquilhá-la horas a fio, era um jorro de boa disposição.

Mas vamos enquadrar, era patrocinado por uma marca que não vou revelar mas que nunca tinha usado e que tinha coisas boas e coisas menos boas, as menos boas deram-me cabo do juízo porque o teste às sombras é pele africana, aí é que vemos o que é que tem opacidade e pigmento, a Bardajix (chamemos-lhe assim) tem uma grande hype na blogaria portuguesa e até no "istrangeiro" mas honestamente? Meh. Não era coisa que levasse no meu kit.

A dada altura entrou uma das raparigas que não era modelo, calhou ao Deus do Vento e vinha acompanhada de mamãe, a sua mamãe toda ela uma pageant mom no seu pior que não se calava a mandar bitaites e começa de forma brilhante com algo do género "Veja lá o que vai fazer à minha filha!"


Adorava ter tido tempo para lhe explicar que a filha dela e mais um rosto no meio dos vários que tínhamos para maquilhar, que seguimos um determinado look seja ele qual for porque aquele que paga é o cliente e se o cliente quiser algo que nós não gostamos, temos imensa pena porque lá está, quem paga é o cliente. Queria também ter-lhe dito que sou um rapaz comedido que também é importante que a pessoa que eu maquilho se sinta confortável naquela nova pele e falando de pele ela bem que podia estar calada e levar a filha ao dermatologista porque num dia em que maquilhamos muitos ter que disfarçar acne cística não é pêra doce. Olhei para a miúda, estudei-a dois minutos e pensei "Bem, há look, mas tu queres sair da casca por isso let's amp it up!", bronzeei-a, dei-lhe um ar super sultry ali a roçar nos limites, usei a acne como desculpa (eu sou excelente a justificar impromptu) e ficou uma coisa uma pouquinho mais meio oriente do que era suposto mas no barulho das luzes não destoava. A rapariga ficou extasiada de alegria e a mãe a resmungar que estava muito e eu respondi-lhe maquilhagem para palco tem que ser mais intensa (justificação número dois) e a rapariga foi alegremente fazer o resto, provas e tal, com a mãe atrás que claramente devo ter ido atazanar o pessoal do guarda roupa. E a moral da história "Por favor não chateies o maquilhador que tem o rosto da tua filha nas mãos, a probabilidade de ele fazer exactamente o oposto do que estás para ali a dar palpites é mais do que alta."

E não pensem que eu sou uma pessoa má e horrenda porque a rapariga quando chegou à catwalk trouxe a sex bomb que tinha dentro dela e vibrou com aquilo tudo, era suposto ser noiva e saiu uma coisa mais parecida com algo com uma cena tipo Miley Cyrus sans tongue.

Em relação à marca Bardajix não havia muita coisa que eu quisesse levar, talvez o blush coral em creme que estivemos a testar mas não morri de amores e adoro adoro eventos patrocinados porque não gastei uma grama das coisas do meu kit e também me poupa uma série de testes. A rapariga da marca no início era super profissional e não era dada a comentários, pois quatro horas comigo e com o outro maquilhador e a pose saiu toda e já estávamos todos na caturreira.

Diverti-me imenso, deu para matar saudades de um amigo que já não via há uns dois meses e para por a conversa em dia, deu para me testar a maquilhar com a pressão do tempo e acabámos dentro do prazo. A cena da mãe é comum e anos de maquilhar noivas com as mães a fazerem de treinador de bancada já não é nova.

E este domingo não me parece que vá ser muito para descansar, já tenho ali o aspirador a olhar para mim.

12 comentários:

  1. Gabo-te a paciência para aturar pessoas. Eu não sei se teria tanta força, a não ser para a mandar para um sítio feio.

    ResponderEliminar
  2. É trabalho, não me pagam para ser diva. Achei que maquilhar a filha de forma age inappropriate e despertar a call girl que há nela vingança suficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu sei que é trabalho... mas às vezes custa aturar certas pessoas.

      Eliminar
    2. Isso custa, não há dúvidas. Nada que eu já não tenha anos de prática.

      Eliminar
  3. Ui... que paciência. LOL mas ainda me ri... :D

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que eras maquilhador...é só surpresas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por alguma razão achava que já sabias, mas sou freelancer.

      Eliminar
    2. Não te lembras há uns tempos eu achar estranho tu dizeres que usavas base? Agora já entendo :) Não, não sabia.

      Eliminar
    3. Sim, isso eu lembro-me perfeitamente.

      Calham sempre estas favas de bolo rei, é a festa.

      Eliminar
  5. Também me ri. Há sempre hipótese de "ficar por cima"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e as mães quando estou a maquilhar é sempre uma emoção muito grande. Um dia posto sobre aquela que ficou conhecida como Cleopatra, a Rainha do Nilo.

      Eliminar