sexta-feira, 28 de agosto de 2015

[特撮] 美少女戦士セーラームーン - [Live Action] Pretty Guardian Sailor Moon - Overview

美少女戦士セーラームーン Super Special DVD-BOX
Na altura do vigésimo aniversário da manga Bishoujo Senshi Sailor Moon foi criada uma série live-action (tokusatsu) que percorre o primeiro arco da história (Dark Kingdom) e teve 49 episódios, dois episódios direct to DVD e um evento especial ao vivo.

Não sou o maior fã de tokusatsu à face da terra mas sendo Sailor Moon é claro que segui! Na altura estava eu em crise e não consegui comprar os DVDs que sairam e esta semana aproveitei um desconto brutal na Amazon.co.jp e mandei vir a Pretty Guardian Sailor Moon Super Special DVD-BOX que contém 14 discos com todos os episódios, os especiais e o evento ao vivo. Não é o mesmo tipo de produto que os Blurays de Sailor Moon Crystal, por ser uma compilação a uma preço mais acessível do que a aquisição dos 15 DVDs individuais não tem as capas todas reproduzidas senão num minúsculo folheto informativo com uma entrevista e pouco mais, mas para o que paguei e adquiri considero adequado.

Por isso vamos aos prós e contras, as séries de tokusatsu são realizadas e interpretadas de forma diferente das séries ocidentais, para quem não está habituado a interpretação das actrizes parece forçada, exagerada ou muitas vezes má interpretação, o elenco das cinco guerreiras consiste em idols que inicialmente eram apenas modelos e só em Sailor Moon é que passam a representar e nos primeiros episódios isso é notórios mas em contrapartida vemos o seu crescimento como actrizes e também a habituação às suas personagens.

Os efeitos especiais também fazem arrepios na nuca, não são sofisticados quando comparados a séries ocidentais da mesma altura, os monstros muitas vezes têm os fechos dos fatos visíveis nas costas e a demarcação clara entre fato e capacete, tudo o que são roupas de vilão (Queen Beryl e os Shitennou) é altamente teatral e fere um bocadinho a vista mas depois acabamos por nos habituar.

Os objectos de transformação, pulseiras, pandeiretas mágicas (sim, pandeiretas) parecem brinquedos para crianças, aliás tenho a certeza que são os brinquedos que foram vendidos na altura em que a série foi transmitida, os ataques também não premiam pelo CGI maravilhoso mas lá está, depois já nos habituamos,

A Luna e o Artemis são peluches que falam e andam, por vezes animados em CGI outras vezes estão no foco da câmara e não vemos o resto do corpo, não sei se prefiro isto  ou o que fizeram com o gato da "Sabrina, The Teenage Witch" mas acabamos por nos habituar, aliás a actriz que dá voz à Luna é a mesma da série original (Keiko Han) e acaba por salvar a coisa.

Sailor Luna, não percebo, dizem os rumores que utilizaram a actriz que tinha sido escolhida para Chibiusa mas como a série não avançou criaram a Sailor Luna que é inútil e irritante.

Os prós, há uma série deles, Naoko Takeuchi esteve muito mais ligada ao projecto do que esteve no anime original e a história é fluída, com muito desenvolvimento individual de todas as personagens (até secundárias como o Motoki ou a Naru) ou os Shiten'ou que são mais do que meros vilões), a Sailor Mercury que eu desprezo profundamente na série original está mais bem construída passa por um arco extremamente interessante e a actriz é excelente, a Sailor Venus é também uma das revelações da série, passa de mera quinta guerreira a aparecer para uma Idol dividida entre a sua missão como guerreira, a sua carreira e a sua vida pessoal e tem excelentes interacções com Rei que até então se tinham mantido apenas no manga, o Act. 0 que foi lançado directamente para vídeo também faz a única adaptação para o ecrã da origem de Sailor V. O passado das personagens e a sua família é bastante explorado, vemos os pais de praticamente todas e as suas relações familiares e tudo o que é comum entre adolescentes e pais.

Sailor Moon é uma protagonista menos passiva, não se remete apenas à donzela salva pelo Tuxedo Kamen e o seu relacionamento com Mamoru é bastante mais complexo que em qualquer uma das interpretações até agora mantendo o lado de Usagi que a torna tão adorável, uma rapariga que só quer ser normal e que tem que enfrentar algo predestinado (muito à la Buffy The Vampire Slayer) que por vezes é demasiado pesado para a sua idade. Tem um novo alter-ego nunca antes visto para além de Usagi/Sailor Moon e um papel bastante mais activo na sua encarnação anterior.

Rei também é interessante, com uma personalidade muito vincada, a relação com o pai bastante complexa com uma cena que chocou o público americano (a mim nem por isso, mas percebo) e é uma das melhores actrizes ao lado da actriz de Minako com quem desenvolve uma relação interessante e bastante explorada ao longo da série.

Com os DVDs vou incluir o visionamento dos episódios na rubrica de reviews vai incluir Tokusatsu Reviews e considerações sobre cada um deles à semelhança do que já faço com outras séries.

Sem comentários:

Enviar um comentário