quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O "botão" do Dislike

Um artigo na revista Time diz que Facebook está a criar aquilo que anteriormente tinha dito que não iria fazer, o botão do Dislike, quiçá inspirados pelo que assola Portugal nas redes sociais o facto é que acho que finalmente o Facebook está a progredir.

E aqui não digo só que dá jeito para quando lês uma parvoeira qualquer e obviamente não vais clicar no botão do "Like" e se queres que o teu desagrado seja reconhecido terás que justificar num comentário, é serem uma data deles corridos a Dislike porque, segundo o Facebook, nem todos os momentos são fantásticos.

Verdade, há coisas que eu não percebo na cibernética das pessoas e coloco aqui alguns exemplos:

"O meu pai está no hospital" - 7 Likes, a sério que 7 pessoas estão contentes com o facto do pai daquela pessoa estar no hospital? Será que ele é uma pessoa assim tão horrível?

"O meu cão morreu" acompanhado ou não de fotografia - 32 Likes, também não percebo, perceberia se fosse o caniche do meu tio que quando morrer provavelmente terá sido assassinado pela minha gata.

"Perdi o emprego" - 27 Likes, lá está, a não ser que fosse aquele amigo que andava a sonhar em ser despedido também não percebo.

Se quiser usar o lado lógico o "like" pode ser uma forma de visibilidade do género "Fica aqui registado que eu Fulano da Silva Sicrano li o teu post" mas que em todas as notícias menos boas me faz confusão, a mim não criava qualquer tipo de empatia o facto de colocarem um like numa má notícia minha, a não ser que fosse uma pessoa que me detestasse e se assim fosse a probabilidade de estar no meu Facebook era extremamente limitada.

Mas depois existem as más notícias do horóscopo, já estou a ver a onda de desamiganços via "Dislike" o nível de ressabianço vai andar on fire e convenhamos a minha vergonha alheia também. Dito isto, pelo menos o Facebook não permite likes anónimos por isso ainda que por trás de um ecrã não estamos tão protegidos como pensamos.

8 comentários:

  1. Também deveria de existir um "dislike" para a blogoesfera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece tão emergente como para o Facebook mas seria claramente útil.

      Eliminar
  2. Também deviam colocar um botão "não gosto nem desgosto"!
    Mas concordo com o botão do dislike! Já não era sem tempo!

    ResponderEliminar
  3. eu já fiz like em situações más, como forma de suportar a pessoa (bons exemplos em cima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo mas quando é para mostrar apoio comento ou envio mensagem privada dependendo da pessoa e da situação. O apoio público soa-me sempre a schadenfreude.

      Eliminar
  4. Eu acho pertinente e peca por tardia!

    ResponderEliminar