quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mitos urbanos sobre Maquilhagem e Cosmética

Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que leio nos blogues que acompanho que ao referirem-se a maquilhagem dizem que envelhece a pele.

Isto não é uma jab a ninguém em particular é mais esclarecer um mito e uma meia verdade.

A maquilhagem e produtos de cosmética não utilizam coisas como mercúrio, excrementos de pássaro e outro tipo de ingredientes que cujo uso destrói a pele e envenena o sangue, já não se colocam gotas de beladonna para dilatar as pupilas. Ainda há ingredientes menos bons em produtos (quer sejam de marcas ditas de alta perfumaria ou não) que causam danos à pele mas é o ingrediente em si e não a maquilhagem que estraga a pele, a saber apenas alguns álcool etílico, óleo essencial de lavanda, menta, limão, canela e outros que são irritantes, fragrâncias (cujas peles podem reagir ou não), silicone em demasiada quantidade em peles com tendência acneica ou oleosa.

Usar maquilhagem para além da data de validade, especialmente máscara de pestanas e outros produtos em fórmulas cremosas ou líquidas que se apliquem nos olhos podem gerar conjuntivites porque as bactérias têm propensão a multiplicar-se mais em ambientes líquidos e os conservantes têm uma duração menor neste tipo de textura.

Soprar nos pincéis enche-os de tudo e mais uma série de botas que sai da nossa boca, se não gostam que vos tussam para cima, também não deveriam gostar de soprar em pincéis.

E, last but not least, cada pessoa deve ter o cuidado de escolher produtos adequados para o seu tipo de pele e aqui até aceito que tenham algumas dificuldades, nem toda a gente tem interesse por esta área e muitas vezes os funcionários que deveriam ser especializados para o tema não têm preparação técnica e só querem vender um determinado produto por exigência de uma determinada marca.

Aconselho vivamente a lerem reviews no Makeupalley e lerem-nas a fundo conforme o custo do produto que estão a pensar em adquirir, há que dizer que a maioria dos bloggers de Lifestyle e Moda que escrevem sobre cosmética sabem muito pouco sobre o assunto e recebem press-releases com frases específicas que devem colocar nas suas reviews e é sempre tudo muito bom quando na realidade não é assim, aquilo que deveria ser uma opinião isenta e sobre consumo pessoal é deturpada pelo envio de produtos gratuitos e alguns bloggers (nomeadamente americanos) recebem compensações monetárias para fazerem hypes a produtos e aumentarem vendas.

Tendo em conta que eu recomendei uma série de produtos aqui pode parecer contraditório mas não é, não falei sobre todos os produtos que já usei ou testei mas mais de 90% do que eu experimentei está nas minhas reviews na Makeupalley sob o nickname Eolo e vão ver lá que eu falo de produtos menos bons e dou a minha opinião honesta até porque todos eles foram comprados by yours truly e ninguém me paga para dizer seja o que for.

Aos bloggers que leio e respeito e que escrevam sobre o tema ocasionalmente, don't jump on the bandwagon, cada um é livre de escrever mas acredito que uma pesquisa cuidada dá uma leitura mais interessante, se quiserem continuar a perpetuar o tema do "a maquilhagem envelhece a pele" também podem hey é a vossa opinião.

8 comentários:

  1. a maquilhagem não envelhece se hidratares bem a pele antes de colocares e rapar os pelos com a gilette também não os engrossa. é outro mito urbano.

    ResponderEliminar
  2. Se fui eu que te servi de musa, ainda bem porque gostei de ler o teu post. Eheheheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das musas sim, mas o post não tem como objectivo throwing shade e sim dar uma outra visão. I'd love to do your makeup one day. <3

      Eliminar
    2. Eu não sou de sair à noite, nem de ir a casamentos mas um dia gostaria de ser maquilhada à séria pois gosto muito de ver mulheres de olhos azuis com os olhos fumados (se calhar já nem se usa mas gosto muito).
      Uma vez pedi à minha esteticista porque fui a um casamento...parecia o Alice Cooper. Tivémos de limpar e fazer outra coisa mais simples. lol

      Eliminar
    3. Smoky eyes é intemporal, podem mudar tons ou intensidades mas usa-se sempre.

      Já dei formação de maquilhagem a esteticistas e foi uma experiência relativamente estranha, as que gostavam de maquilhar corria bem, as que não gostavam de maquilhar até cotonetes levavam porque não queriam comprar pincéis. Ou apanhas uma que é boa a maquilhar ou a maioria das vezes corre mal, then again um dia combinamos e faço-te smoky eyes se quiseres.

      Eliminar
    4. Eu estou longe de ti mas agradeço o convite e não vou esquecer! :)

      Eliminar
    5. Estás fora de mão mas não é uma distância longínqua.

      Eliminar