segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Update - The Ladies Paradise (Au Bonheur des Dames)


Terminado o quinto livro do Desafio Literário 2016, Orgulho e Preconceito - Um Clássico, e optei por esta obra de Émile Zola, dei-lhe uma boa pontuação no Goodreads porque é um bom livro da corrente Naturalista, dito isto é para lá de secante entre descrições exaustivas da loja inspirada no Le Bon Marché (ainda hoje existe e andei por lá em Outubro) e uma crítica social ao consumo, ao capitalismo e ao sacrifício do comércio tradicional pelos grandes armazéns cujos preços são imbatíveis.

Denise, a protagonista de Zola é uma típica ingenue, com uma mentalidade provinciana mas de valores sólidos especialmente a sua virtude. Acho-a estupidamente insípida (já o tinha achado na adaptação da BBC) e os restantes demasiado bi-dimensionais. Os homens são caracterizados por extremamente ambiciosos ou demasiado orgulhosos para perceber quando é que já não há nada a fazer e sacrificam a família, a estabilidade financeira para combater o incombatível, o irmão de Denise quasi-proxeneta, o seu tio extremamente egoísta, a tia para lá de Marraquexe e a prima uma vítima do capitalismo que destrói tudo até o amor.

Não me aqueceu nem me arrefeceu e a dada altura só queria que acabasse e até o final achei insípido previsível.

2 comentários:

  1. Eu não consigo gostar de épicos ou destes clássicos, nem nos filmes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm, depende, eu sou aquele cliché que vê cinquenta vezes o "Gone with the Wind", este foi só por curiosidade e sofri um bocadinho para o acabar.

      Eliminar